BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

terça-feira, 30 de março de 2010

A CAIXA

Este eu não assisti e nem vou...
Minha filha foi ver e disse que o que nenhum trailer mostra é que no meio do filme de um suspense até razoável surge uma história de ET muito nada a ver e que acaba com o filme... detonando o suspense e caindo em uma monotonia chata e sem muito sentido... por conta da narrativa do filme ele foi riscado do meu caderninho de aspirações de filmes a serem vistos...

CADÊ OS MORGANS?

Um filme bem light e com jeitinho de sessão da tarde onde o casal que está separado e tenta reatar o casamento se torna testemunha de um assassinato e acaba sendo incluido no serviço de proteção a testemunhas, vivendo alguns momentos hilários de uma cumplicidade imposta pela situação.

SÃO VLADIMIR

Poucos nomes nos anais da história podem ser comparados em importância com o nome do santo Igual aos Apóstolos Vladimir, o Batizador da Rus', que está para sempre vinculado ao florescimento do destino espiritual da Rússia e dos ortodoxos neste país.

Vladimir foi o neto da santa Igual aos Apóstolos Olga, e ele era filho de Svyatoslav (+ 972).

Sua mãe, Malusha (+ 1001) - foi a filha do Malk Liubechanin, a quem os historiadores identificam como sendo o príncipe de Drevlyani.

A Princesa Olga deu ordens para executar príncipe (pois devido a morte de Igor, este buscou se casar com ela para fins de obtenção do poder,e não conseguindo, instituiu uma rebelião contra o poder central em seu principado) , e ela tomou para si a guarda de seus filhos, Dobrynya e Malusha.

Dobrynya cresceu para ser um valente e corajoso guerreiro , dotado de um espírito próprio para os assuntos, vindo a ser mais tarde uma excelente ajuda para o seu sobrinho Vladimir em assuntos militares ena administração estatal.

Malusha se tornou uma cristã (juntamente com a Princesa Olga em Constantinopla)mas ela conservava em si um pouco da misteriosaescuridão pagã das florestas de Drevlayani.

E assim que ela se apaixonou pelo austero guerreiro Svyatoslav, econtra a vontade de sua mãe adotiva, se casou com o guerreiro.

Olga enviou Malusha e o filho deste relacionamento para uma terradistante, posto que o filho de Malusha, em que pese ser fruto de umcasamento indesejado, viria a ser o herdeiro do Grande principado deKiev.

Em 960, nasceu o menino,chamado com o nome pagão russo – Volodimir (Vladimir).

Vladimir foi inicialmente um príncipe pagão, como seu pai era.

Em 11de Julho de 978, entra com suas tropas em Kiev, tendo-se tornado o único governante" do reino, submetendo as regiões por vezes de forma pacífica, outras vezes pela espada.

Seu comportamento era como de todo pagão, devotado a grande sensualidade e excessos, comemorando os feitos de suas batalhas comfestas grandiosas nestes aspectos.

Mas o Senhor tinha para ele outros planos, e quando o pecado é grande, há – nas palavras do Apóstolo – graça abundante.

Certa vez, indo fazer uma visitação a um ídolo, a Misericórdia do Deus Todo Poderoso se voltou para ele, fazendo brilhar diante do seupensamento e em seu coração, a compreensão da ilusão contida nos ídolos, e a necessidade de buscar a Um Deus, Criador de todas ascoisas, visíveis e invisíveis.

É certo que eventos de ordem humana e política concorreram pararealização da aproximação do reino russo com o Império Bizantino, convulsionado por muitas crises e tentativas de invasão.

Através destas oportunidades de auxilio militar, surgiu a oportunidadede selar a união entre o Reino Russo e o Império Bizantino, com ocasamento de Vladimir, Grande Príncipe de Kiev com a irmão do Imperador, Ana.

Um acordo foi celebrado, segundo o qual, alem do apoio militar a serenviado, o príncipe deveria aceitar o Santo Batismo, e apenas nestas condições, receber a mão da Princesa Imperial Anna.

Assim, conciliados os acontecimentos humanos e a vontade de Deus, foi conduzida a entrada da Rus pela graça no seio da Igreja Universal.

O casamento, ordenado pelo Santo Patriarca de Constantinopla Nicolau Chrysobergos, que trouxe junto com o seu séqüito, muitas relíquias desantos, incluindo a especial relíquia de Santo André, o Primeiro Chamado, fazendo conciliar a lembrança da unicidade do Evangelho doCristo com a Boa Nova do Batismo da Rus.

Liderando o grande cortejo dos príncipes para o singular momento doBatismo do soberano, o incessante entoar de moliebens, com sacerdotesa cantar e a erguer suas cruzes, ícones e relíquias, sendomaterialmente confirmado o movimento ecumênico realizado pela Santa Igreja, na tão grandiosa terra russa, agora renovada na fonte do Batismo, a Santa Rússia surgia, caminhando para um encontro com Cristo e a Sua Igreja.

Na manhã do Batismo,o súditos de Kiev vinham as multidões asnas águas do rio Dneipr.

Na noite anterior, São Vladimir declarou para ser ouvido por toda a cidade: “Ao amanhecer, sejam eles ricos ou pobres, mendigos ouescravos, quem não for para as águas do batismo, será um inimigo meu.”

O sagrado desejo do santo santa príncipe foi cumprido sem um sopro:"todas as nossas terras todas ao mesmo tempo se fizeram glorificar em Cristo com o Pai e o Espírito Santo".

É difícil mensurar a profunda transformação espiritual, efetuada no âmbito do povo russo, através das preces de São Vladimir.

Nas águas puras, todos foram como a um “banho regenerador”, e foi realizada a misteriosa transfiguração do elemento espiritual de todauma nação, chamada por Deus para prestar atos de serviço cristão paratoda a humanidade.

E então a escuridão dos ídolos começou a desaparecer entre nos, e oamanhecer da Ortodoxia apareceu, e o sol do Evangelho começou ailuminar a nossa terra.

Em memória a este acontecimento sagrado, a igreja russa haviainstituído o costume de realizar uma procissão anual a cada dia primeiro de Agosto, indo da Igreja até as águas, depois conciliada coma festa da Venerável Santa Cruz Vivificante do Senhor, em comemoração comum a igreja grega, fazendo assim criar uma expressão teológica na Rússia de rara precisão : A consciência de que o batismo e a Cruz são inseparáveis para a identidade russa.

Por toda a Rússia, a partir das antigas cidades, São Vladimir deu ordens para destruir os antigos santuários pagãos e seus ídolos,criando no lugar destas antigos sítios pagãos, uma infinidade deigrejas e locais de culto cristão.

E assim, ao longo de todas as cidades e aldeias, havia criadoigrejas e mosteiros, e do clero fez aumentar a Fé Ortodoxa fez brotarem flor e brilham como o sol.

Para fazer avançar a fé entre as pessoas recém iluminadas, foi necessário fazer escolas para a preparação dessas pessoas.

Foi a partir daí, que São Vladimir, junto com o santo metropolita Miguel, instou os pais a levar seus filhos para os educandários, paraque estes aprendessem a ler e a escrever.

A era de São Vladimir foi um período crucial para o estadoinicial de formação da Rússia Ortodoxa.

O Batismo da Rus' por Bizâncio foi o passo mais importante no seuestado de auto-definição.

O batizador da Rus, caiu gravemente doente (em meio a preparativos debatalha, para a manutenção de sua continua luta – a unidade da Rus) e deu seu espírito ao Senhor na aldeia de Spas-Berestov, em 15 de Julho de 1015.

Ele tinha recebido o reino russo aos trinta e sete anos (978-1015), e vinte e oito destes anos tinham sido sob a égide do santo Batismo.

As santas relíquias de São Vladimir foram levadas pelo clero e o Metropolita João até a Igreja em Kiev, sendo colocadas em uma criptade mármore, ao lado de sua esposa, a imperatriz Anna.

O nome do santo Igual aos Apóstolos e os atos conectados a sua vida(como o Santo Batismo, que o povo reconhece como o “DomingoEsplendoroso”), está interligado a toda a historia da igreja russa,com Vladimir caminhou a igreja até os anos do Tsar Feodor em 1589,quando a Igreja Ortodoxa Russa foi elevada a condição de Patriarcado,o quinto do Diptico da Santa Igreja Universal.

A festa do Santo Igual aos Apóstolos Vladimir foi instituída nos tempos de São Alexander Nevsky, em memória da intercessão de SãoVladimir em 15 de Maio de 1240, e sua ajuda na vitória de São Alexander Nevsky sobre os expedicionários suecos.

Mas a reverencia ao santo príncipe teve iniciou ainda mais cedo.

O Metropolita de Kiev, São Ilario (+ 1053), falou sobre o dia em memória a São Vladimir diante da cripta do Santo, o designando como um“soberano apostólico”, comparado a São Constantino, já naquele momento, conectando a missão de São Vladimir nas terras da Rússia, o seu apostolado de evangelização, com o sagrado trabalho realizadopelos Santos Apóstolos.

FONTE:
http://cetroreal.blogspot.com/2009/08/poucos-nomes-nos-anais-da-historia.html

segunda-feira, 29 de março de 2010

COMO TREINAR SEU DRAGÃO

Ontem eu libertei meu lado criança e fui assistir a animação em 3D, Como Treinar Seu Dragão. Diversão garantida. Apesar de dividir espaço com muitas crianças, me surpreendi pois a sessão foi mais calma do que muitas que já assisti com adultos, o público infantil está de parabéns!
Soluço, o personagem principal, um viking desajustado, garante ótimas risadas e um ótimo momento de descontração.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A BRASTEMP NÃO É MAIS ASSIM NENHUMA BRASTEMP - A NOVELA CONTINUA....

A novela continua... e pelo jeito... se depender da Brastemp eu ainda vou ter muitos capítulos.
Ô Brasil!!!!!!!
Cansa ser brasileiro viu!
Tem que estar toda hora cobrando e correndo atrás, país de quinta mesmo!
Bem, depois DELES (o atendimento) ter agendado a visita do técnico para 09-03, reagendado para o dia 11-03 e consumado de fato no dia 18-03...o técnico nesta visita do dia 18 avaliou que seria necessário trocar a válvula ( o que eu já tinha explicado nos mínimos detalhes quando solicitei o serviço, é só uma válvula por onde sai a água o que eu pude visualizar facilmente, não precisando ser técnica para isto, pedi para que fosse trazida a peça em questão com a finalidade de economizar tempo, o que é obvio que foi ignorado) - o ténico me informou que na segunda feira viria efetivar o serviço.
Na segunda feira, dia 22.03 esperei o dia todo e já no finalzinho da tarde liguei para saber o que houve.
A atendente Geane me informou que constava que a peça havia sido pedida e iria chegar provavelmente na quinta feira 25.03 ou seja, ontem.
Eu informei a ela que o técnico ficou de retornar e complementar o serviço e que se eu não ligasse quando eles pretenderiam me repassar esta informação...
Bem...hoje já são 26.03.
Liguei ainda a pouco de novo para o call center de atendimento da Brastemp.
Atendeu uma voz masculina bem afeminada.
Eu expliquei o problema e ele/a sem menor educação no tom de voz ou atendimento pediu tudo de novo, nota.etc e disse que ia abrir um processo.
Eu disse que não queria um novo processo como se eu tivesse solicitando reparo hoje e sim um aditivo do que já existia e a bicha doida simplesmente desligou na minha cara. kkkk
Seria triste se não fosse cômico gente!
Isto é Brasilllllllll.
Liguei novamente.
Desta vez fui atendida por alguém tão educada que nem parecia trabalhar em call center.
Ela me atendeu solicitamente me explicou tudo o que constava no processo, disse que o pedido da peça constava lá como tendo sido pedido no dia 20, mas que até agora não receberam a peça.
Informou que abriria um processo referente a pedido de avaliação do porque da demora da finalização do atendimento. Fez este processo e me deu um nome e um telefone de uma pessoa da Brastemp responsável pelo meu caso e um número de protocolo de atendimento, dizendo que eu devo aguardar por 36hs um retorno desta solicitação.

Ou seja, uma máquina que não tinha nem um ano de uso dar um defeito destes já é questionável, esta embromação no atendimento também já é esperada porque nada funciona neste país.
Vou aguardar as 36hs e ver o que acontece.
Aguardem os próximos capítulos...

quinta-feira, 25 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

MACUMBA VIRTUAL

Eu estava passeando pela net pesquisando sobre o sono, e me deparo com um redirecionamento pra este macumba virtual e não resisti.
Adorei!
Este é o verdadeiro macumbeiro, pois o que é a macumba senão um jeito muito cômico de viver!
Não deixem de conhecer, garante boas risadas!
www.macumbavirtual.com.br

DELICIOSOS BISCOITOS COM MEL



Maravilhas da Nestlé, o que era bom ficou ainda melhor, delicioso!
Eu gostei mais do de leite com mel, mais leve, o de aveia quem gostou foi minha filha, achei mais pesadinho.

segunda-feira, 22 de março de 2010

BURRICE É GENÉTICA?

Cientista afirma que burrice é doença genética

O Dr. James Watson, premiado com o Nobel de Medicina em 1962 por ter descoberto a estrutura do DNA, declarou num documentário da TV Britânica, que a burrice é genética e deveria ser curada.

Watson afirma que as pessoas com coeficiente intelectual baixo que não têm nenhum distúrbio mental, sofrem de uma desordem transmitida hereditariamente.

O egrégio professor foi um dos impulsores do Projeto Genoma Humano, a iniciativa internacional para decifrar o chamado "mapa da vida", o que lhe confere credibilidade a suas afirmações.

"Ser burro é uma doença, é um erro associar a lentidão na aprendizagem a uma situação de pobreza ou a problemas familiares, já que é mais provável que exista uma causa genética que pode e deve ser corrigida", declarou o pesquisador de 75 anos, um defensor do uso da engenharia genética no aperfeiçoamento da raça humana.

Quanto à questão da inteligência ele sugere: "Os cientistas têm de desenvolver tratamentos genéticos e fazer exames pré-natais para prevenir o nascimento de crianças burras, é injusto que as pessoas não tenham as mesmas oportunidades (de ser inteligentes). Uma vez que se disponha de um método para melhorar nossas crianças, ninguém pode evitar sua aplicação. Seria burro não usá-lo".

Curando a burrice e a feiúra

E vai mais longe, assim como no caso da inteligência, a engenharia genética também deve ser aplicada aos genes da beleza. "As pessoas dizem que seria terrível a possibilidade de conseguir que todas as meninas fossem bonitas. Eu acho que seria fantástico", opinou.

Com comentários tão polêmicos, ele foi criticado por alguns colegas. Tom Shakespeare, especialista em Bioética da Universidade de Newcastle, no nordeste da Inglaterra, afirmou que James Watson "está falando em alterar algo que a maioria das pessoas vê como normal na variedade humana e isso é errado". Na opinião de John Sulston, responsável pela parte britânica do Projeto Genoma, o professor entrou "numa área extremamente perigosa".

Fonte: Redação do Saúde em Movimento
Por: Cassiano Sampaio

Publicado em: 02/03/2003


Estava pesquisando algo que demonstrasse que a burrice é genética e embora este item seja muito amplo, achei que esta avaliação do doutor Watson é extremamente válida, mesmo que nunca seja aplicada por não haver no mundo comprometimento com nada que seja a elevação do ser humano. As sociedades em geral lucram com a burrice e tantas outras degenerações sejam genéticas ou não. Mudar pra que?

domingo, 21 de março de 2010

PRESENTE DA MINHA PRINCESA...

Finalmente a independência virtual chegou aqui em casa.
Até um ano atrás era uma guerra para dividir um único pc...
O espaço tempo era disputadíssimo, rs.
Primeiro comprei um pc mais elaborado para o meu filho que trabalha com webdesign e adora jogos.
O pc foi montado segundo as especificações dele e continua sendo o mais bombado aqui de casa.
O lerdinho passou a ser dividido por mim e pela Vanessa.
No finalzinho do ano eu achei uma mega promoção de um pc bom (rápido e com boa memória) por R$ 700,00 e ele foi comprado prá Vanessa e eu fiquei com o lerdinho (mãe sempre fica com as sobras...kkkk).
E eu doida prá comprar um melhorzinho para mim...
Até que a Vanessa passou na prova do mestrado do Instituto de Biofísica e eu resolvi presenteá-la com o notebook que ela tanto precisava para apresentação de suas teses e seminários.
E eu herdei o que havia comprado para ela, com tela larga e boa, ah que delícia de imagem...rs.
Finalmente posso ver os meus bloguinhos com uma visão ampla.
Em suma, o lerdinho agora tá abandonado em um canto, tadinho, e cada um teu sem próprio pc.

sábado, 20 de março de 2010

20 MARÇO - DIA DO BLOGUEIRO


Para todos os apaixonados por blogs...

quinta-feira, 18 de março de 2010

ILHA DO MEDO

Acabei de chegar do cinema e ainda não me decidi totalmente se amei ou se odiei o filme....
A atuação do Leonardo di Caprio é inquestionavelmente boa, mas eu esperava mais do enredo...
Bem... pode ser uma imbecilidade como eu já li em algumas críticas ou uma genialidade... como li em outras, mas para criticar só assistindo...
Eu não recomendo, mas quem gosta de um suspense não pode perder, nem que seja para sair falando mal no final do filme...rs.
Eu sou mais o Jack do Titanic do que este maluco beleza da Ilha do Medo....

quarta-feira, 17 de março de 2010

A BRASTEMP NÃO É MAIS ASSIM NENHUMA BRASTEMP!

Brastemp total 9kg totalmente reprovada!!


No ano passado tive um problema com minha máquina de lavar.
Era da marca Continental modelo Evolution.
Começou a dar um vazamento e chamei um técnico indicado por uma pessoa conhecida, mas me arrependi. Ele trocou a caixa da máquina, avaliando que estava enferrujada, o que eu pude constatar, esta parte da frente onde fica a porta redonda, oxidou e estava já se esfarelando, ela tinha uns seis anos de uso contínuo, e como hoje eles já fazem mesmo tudo que é eletrodoméstico para ser descartável, ela durou até muito e nunca havia dado nenhum problema.
Bem , o danado do técnico trocou a caixa externa da máquina e continuou o vazamento...voltou em uma segunda visita, colocou uma cola em uma mangueira interna q descopbrimos estar vazando...a máquina funcionou dois dias otimamente e depois continuou o vazamento.
Como eu detesto ficar sucateando as coisas, fui de imediato tratar de pesquisar para comprar outra. Ela já estava pedindo mesmo aposentadoria, pois eu lavo roupas todos os dias.
Pesquisei bastante e acabei comprando uma Brastemp Total 9kg.
No ínício eu achei que tinha feito uma boa compra.
Depois tive que me adaptar as diferenças da máquina.
Achei o cesto pouco espaçoso para o prometido 9kgs...não vi muito diferença da minha máquina anterior que tinha apenas 5kg de capacidade. (propaganda enganosa?)
Com o tempo percebi que ela é também uma armadilha para certas roupas.
Nada de cadarços fitinhas ou seja lá o que fôr pendurado pode ser lavado nesta máquina.
Não sem ficar preso em um vão que o agitador possui embaixo.
Um terror pq além do cadarço ficar preso ali ainda prende em todas as roupas formando um verdadeiro "ninho".
O filtro da máquina não impede a formação de fiapos e tem que ser limpo a cada lavada para não comprometer a qualidade da lavagem.
O consumo de energia prometido é baixo.
Único item positivo, apesar de eu não ter como medir o consumo mensal da máquina.
Mas tiveram duas coisas em especial que eu não gostei da máquina.
A aguá cai lentamente, e demora para completar o círculo de lavagem em função disto.
Comprei a máquina em 17/03/2009, depois de muito pesquisar, pela internet, no Walmart.
Uma semana atrás....eu já tinha observado mais vagar para a máquina encher.
Apesar de não ser recomendado, ocasionalmente eu tenho hábito de sair e deixar a máquina lavando..
Pois bem...eu saí de manhã e quando cheguei a noite a roupa ainda estava lá.. a máquina enchendo...
Observei que a saída de água era mínima...
No dia seguinte soltei a mangueira e pude observar que o problema era na parte interna da máquina, no intervalo de onde a mangueira entra na máquina e a saída de água. Apesar de eu não ser técnica a obviedade do fato era inquestionável.
Na segunda feira passada- 08.03.2010 - liguei para a Brastemp, expliquei o mal funcionamento, questionei o entupimento da saída de agua e agendei a visita de um técnico, que me foi prometida por eles, sem que eu mencionasse nada além do problema, número da nota e data da compra, para o dia seguinte:09.03.2010.
Na terça feira recebi um telefonema da Brastemp, dizendo que infelizmente a visita do técnico não seria possível e remarcaram para quinta feira: 11.03.2010.
Resultado, até hoje o técnico não deu sinal de vida.
Liguei e informaram...(tentaram se sair bem) que na realidade foi reagendada para esta quinta feira - amanhã- 18/03/2010.
Só que existe um pequeno grande detalhe que é o que está me fazendo escrever aqui.
A máquina foi comprada pela internet, a data de emissão da nota fiscal é de de 17/03/2009.
Eles perguntaram a data na primeira vez que eu liguei.
Será que vão me enrolar em questão da máquina sair da garantia??
Ah...mas se eles não vierem amanhã e não resolverem o problema, já tenho várias visitinhas agendadas, rs.
Primeiro o procon e depois o fórum que fica do ladinho da minha casa.
Além de eu ter comprado uma marca que não corresponde ao material oferecido - ou seria o contrário?, ainda tenho que ficar implorando para a Brastemp resolver um problema que foi a princípio de tudo dela, oferecendo um produto tão debilitado.
E assim é nosso Brasil.
Só temos que desembolsar a grana, porque na realidade, nem a Brastemp é mais assim...nenhuma Brastemp! kkkkkkkkk
Acabei ficando com saudades da minha velha máquina que resolveu se aposentar...

terça-feira, 16 de março de 2010

PARABÉNS FILHOTA! PRIMEIRO LUGAR NO MESTRADO DA UFRJ!


Pois é filha...desde bem pequena você se sobressaiu nos estudos com este jeitinho exigente com o mundo e principalmente consigo mesma, sempre querendo tudo para ontem...
Ficando ansiosa demais por conta das provas...
Passou mal na prova do Colégio Militar por conta do nervosismo, e passou na Federal de Química porquê não teve a mesma ansiedade que te atrapalhou na do Colégio Militar...
Mas quando eu te acompanhava para as inscrições, eu desejei que você passasse mesmo para a Federal de Química...rs, foi para onde você acabou indo.
Acho que já estava escrito em algum lugar que você tinha que dar um passo mais sério a partir dali.
E assim foi, indo de lá para o estágio na UFRJ, aonde está até hoje, apesar de já ter percorrido lugares diferentes lá dentro...está sempre caminhando em busca do melhor caminho para você.
E foi nesta caminhada de muito esforço e dedicação que você conseguiu passar em primeiro lugar no mestrado, o que com certeza você fez por merecer. Receber o apoio e admiração dos mestres, professores e dos seus acompanhantes de jornada foi prova disto. E agora recebe merecidamente os parabéns por esta vitória!
Vamos em frente que você é muito jovem e ainda tem muita estrada para percorrer.
Desejo que sua estrela brilhe cada dia mais!
Te amo!

domingo, 14 de março de 2010

AUTO DEPRECIAÇÃO

"Eu não sou nada perto das coisas lindas que você posta no seu blog"
Me deparei com esta frase hoje no comentário do blog de uma amiga e me chamou muítissimo a atenção. Um blog é uma troca, um compartilhamenteo de idéias e de interesses em comum. O objetivo é de dividir e somar ao mesmo tempo. No meu caso fiz este blog adicional quase como uma espécie de diário virtual, posto o que me dá vontade de postar.
O outro blog que eu possuo é de crochê e vez ou outra posto alguns trabalhos manuais que não o crochê, mas os tópicos são exclusivamente de trabalhos manuais.
Existem milhares de blogs de crochê na net, muitos mesmo, eu nunca imaginei que fossem tantos, são incontáveis.
Agora porquê eu tenho que usar a net para um comparativo de quem é melhor e quem é pior?
Eu não me julgo melhor nem pior que ninguém, sou simplesmente eu.
Mas a alma desta pessoa gritou em uma frase um complexo de inferioridade que não precisava ter aparecido no comentário de um trabalho de crochê. Me chamou atenção de uma forma especial.
E acabei indo pesquisar sobre a auto depreciação.
Pesquisando achei um texto bem interessante. Deixo aqui para quem procura algo sobre o tema possa se reavaliar.

A silenciosa hemorragia da alma

Não há nada que cause mais amargura do que a autodepreciação. Um sentimento que nos impede de sermos felizes, esta terrível doença atinge a todos e poderia ser diagnosticada como "síndrome do coitadinho". Nos casos mais dramáticos nos persuade a olharmos sempre para dentro de nós ao invés de olharmos externamente e para o horizonte. Sussurra pequenas coisas em nossos ouvidos. Lembra-nos do quando somos depreciados e maltratados. Importantes, mas, ainda sim, desprezados. Dotados, mas ignorados. Capazes, mas não reconhecidos. Brilhantes, mas eclipsados.

Se eu tivesse que escolher uma cor para autodepreciação eu escolheria o preto azulado e o roxo de um hematoma feio. A autodepreciação é como uma mancha que aparece na superfície de nossas vidas ou nos nossos corpos: um sinal avisando que algo sério está acontecendo em um nível mais profundo. Temos hematomas quando sangramos por dentro.

Uma das maneiras mais horríveis de morrer é pela hemorragia interna, o sangramento incontrolável dentro do corpo, traiçoeiro porque geralmente é indolor. Não há pistas visíveis mostrando o gotejar minúsculo que começa quando um pequeno vaso sangüíneo rompe até se tornar uma inundação fatal.

A autodepreciação é a silenciosa hemorragia da alma. Você não sente ou não vê a força da vida escapando, até que ela não esteja mais ali. Então, é tarde demais.

Esta astuta enfermidade desliza para dentro do escritório do leal empregado que não foi promovido. Olhando de sua mesa imersa em papéis, a sua mente de repente é inundada com o lado da pena de si próprio: "ninguém liga pra você, encare a realidade. Nunca será promovido". Para o desempregado diz: "Sem chances!".

O impacto mais prejudicial da autodepreciação é o seu final. Uma carranca dentro de pouco tempo substituirá seu sorriso. Então você acredita que não pode vencer porque tem maus antecedentes; porque sua família é numerosa; porque você "não conhece ninguém" ou se casou com a pessoa errada; talvez você esteja gordo demais ou fraco demais; não tem dinheiro, não tem talento, tem muitas dívidas, não está seguro de si; é muito feio, branco demais, moreno demais, sua altura é pouca, tem um nariz muito grande. Pretextos. A lista de desculpas que as pessoas inventam poderia encher um livro. Tudo bem, algumas podem até ser verdadeiras, mas nenhuma vai trazer sucesso ou dinheiro. Mas, certamente, entorpeceriam a luta para conseguí-lo.

Em geral, as desculpas são algo que mascara sentimentos de dúvida. Tenhamos em conta que ninguém tem um complexo de inferioridade quando nasce. Isso é algo que se desenvolve com o tempo. Como na verdade ninguém é inferior por natureza, estes sentimentos podem ser vencidos reinstaurando-se a confiança em nós mesmos.

Nunca lhe ocorreu que o fracasso pode ser um excelente professor? Muitas das histórias dos grandes vencedores tiveram origem em desastres pessoais. São muito poucas as pessoas que venceram, em qualquer campo que seja, que não tiveram que enfrentar o fracasso e repúdio em algum momento de sua vida. Tornaram-se notáveis porque tinham confiança em si mesmas, porque eram secundadas pelo valor de suas convicções e porque se apoiavam na sua capacidade de se levantarem depois de caírem. Seriam, por acaso, essas pessoas inferiores só porque fracassaram alguma vez ou tinham qualquer limitação? Claro que não.

Se você não se livrar da sua "síndrome de coitadinho", de suas desculpas descabidas, complexos torpes e sentimentos de inferioridade ou de incapacidade, é claro que certamente morrerá. E morrerá de hemorragia da alma. Sem uma única gota de alegria.


Daniel C. Luz
Autor dos livros
Insight1 e Insight2
DVS Editora

terça-feira, 9 de março de 2010

UM SONHO ANGELICAL...


Sonhando com Arcanjo Miguel.
Apesar de eu estar afastada vivencialmente e mentalmente de tudo que tem um contexto religioso, sonhei hoje com o Arcanjo Miguel. E não me perguntem como eu sei que era ele, no sonho ele nem se apresentou, rs, mas eu sabia que era, simplesmente sabia, no sonho sempre é assim..
No início do sonho, eu estava em um local que seria realizada uma reunião religiosa bem diferente de todas que eu já vi. Havia uma espécie de balcão dividindo o lugar que se realizaria a cerimônia, de um lado haviam vários bancos onde ficariam os dirigentes, do outro cinco cadeiras, onde ficariam sentados os participantes intermedíários, os iniciados naquela religião digamos assim, e este lugar onde ficavam as cinco cadeiras era fechado com uma mureta baixa de madeira. Tudo era de madeira, o balcão, o cercado, as cadeiras, de uma madeira escura, que apesar de parecer antiga estava com um aspecto muito bonito. Havia uma assistência também. Aquele lugar me incomodava um pouco. Só havia eu sentada, em uma das cinco cadeiras, algumas pessoas andando prá lá e prá cá, como se estivessem arrumando o local. O lugar aonde eu estava sentada me lembrava um tribunal, apesar de não ser um. Eu estava na hora certa, a reunião é que não começava, estava atrasada e parecia que o restante das pessoas não estavam nem aí com compromisso, era o que vinha na minha mente enquanto eu aguardava. Com a demora, me deu uma súbita vontade de ir ao banheiro urinar e sai da cadeira, procurando um banheiro. Não achava e começei a me preocupar em não estar no meu lugar quando fosse iniciada a cerimônia, culto ou sei lá o que exatamente era. Ia me afastando do lugar a medida que procurava por um banheiro. A urgência era de urinar, maior do que a de estar presente naquela cadeira, mas a minha mente estava voltada a contar o tempo, se seria suficiente para eu achar um banheiro e voltar a ocupar meu lugar. E nesta procura eu acabei saindo do lugar que eu estava, e do lado de fora havia uma espécie de shoping a céu aberto, com muitas lojas; eu procurava por um banheiro e não achava, como o local era grande demais, acabei me perdendo e não sabia nem mais que direção tinha tomado, se tornava impossível eu voltar ao lugar de onde saí. Finalmente achei o bendito banheiro, kkkk. Depois caminhei por umas ruas mais estreitas, caminhei, caminhei, estava entardecendo, e acabei dando em uma clareira imensa. Eu estava em uma colina, encima de uma enorme elevação de onde eu via uma belíssima paisagem. Havia uma escada de madeira larga que descia pela encosta daquele elevado. Eu sentava no primeiro degrau da escada e ficava contemplando o lugar. E ele surgia suspenso no ar. Parecia uma visão de tão lindo. Usava esta espécie de armadura da foto que colei aí encima para ilustrar, a foto de baixo...
A armadura era marrom e parecia ser de um couro muito duro, com este saiote, exatamente assim. Tinha asas, mas não tinha capa e muito menos usava espada. Acho que ele não veio preparado para luta e o que me pareceu é que ele estava em um momento de recreação. Era moreno, de um tom leve e uniforme, com os cabelos bem compridos e aloirados, olhos claros, rosto fino, aí a foto de cima já o ilustra melhor. Eu ficava muito feliz e surpresa com a visão dele. Pedia a ele que me levasse para voar. Ele respondia que não era exatamente assim que funcionava, com estas exatas palavras, que não era eu que ia voar com ele e sim ele que ia voar comigo. Que as outras pessoas não podiam vê-lo e quem ia voar era somente eu, mas que ele estaria presente de uma forma sútil e que eu poderia sentir. Aí ele descia com os pés na terra e fazia uma espécie de relicário de madeira, de um formato muito delicado, pequeno, com duas mini portas que se abriam na frente e uma pequena gavetinha abaixo, e me dava. Não sei se eu não fui curiosa o bastante para abrir a gavetinha ou se não houve tempo, mas as portinhas eu abri e dentro havia um outro relicário que se assemelhava a um terço, com uma fotinho na ponta e várias contas cristalinas, muito bonito e reluzente, de um material que parecia translúcido. Era como se este relicário reluzente fosse o próprio Arcanjo. E eu começava a voar....com esta caixinha nas mãos. Primeiro sem controle, depois me acostumando com o vôo, voando muito alto, depois baixando e voando em local aberto, até que entrava em um lugar fechado, todo branco, com corredores amplos, depois os corredores iam estreitando e adquiriam portas destas de vai vem, e era muito engraçado pois ele falava na minha mente a direção exata do que me parecia um labirinto, as vezes logo após as portas haviam curvas e eu via suspenso no ar uma plaquinha luminosa que me avisava a direção que eu deveria seguir e eu mantinha o impulso do vôo, sabendo exatamente a direção certa antecipadamente. Até que acordei com o despertador e não pude saber o que havia no final daquele caminho singular.
A mensagem do sonho foi muito clara para mim, apesar de não ser psicóloga nem interpretadora das melhores, mas foi tudo cercado de muita obviedade para que eu não visse de imediato o simbolismo do sonho.
A cerimônia e o local religioso, foi algo que realmente existiu na minha vida, uma época de apego religioso, em que eu me envolvi em uma determinada religião.
A vontade maior de urinar que surgia como urgência, foi quando algo dentro de mim que eu não entedia bem o que era na época, sinalizava minha necessidade de afastamento de tudo aquilo, o que acaba acontecendo literalmente no sonho. Eu achava estar "perdida" por não encontrar o caminho de volta, mas na verdade foi algo necessário. E este caminhar até chegar ao lugar amplo, foi minha caminhada interna até me descobrir melhor, que era o que eu fazia no sonho quando comtemplava a paisagem, estava em um reencontro comigo mesma. Então surge Miguel como uma visão, e deixa nas palavras algo evidenciando que eu não vou com ele, ele que vem comigo. Exatamente a visão que eu tenho hoje do que seriam as buscas religiosas, um caminho que conduz a nada. Rótulos que os homens usam e manipulam sabiamente para adquirir adeptos seja lá de que segmento fôr. E o vôo seria a consciência da liberdade, que é um estado de espírito que corresponde ao meu atual. Miguel seria o meu "anjo interno" que eu consegui visualizar sem olhar para fora nem seguir religião alguma, somente olhando e buscando dentro de mim as minhas verdades.
Até a sensação de um tribunal, que era como eu via o local religioso, fazia alusão a um estado quase que imperceptível do ser humano de estar sempre julgando o outro segundo seus conceitos, tentando a seu grosso modo ter um certo e errado já imposto pela sociedade e também uma visão de que o crer em algo é estar vinculado a alguma religião que exemplifique e ilustre esta crença.
Ao abrir a portinha do relicário, foi como abrir a porta da minha mente e vislumbrar uma consciência que já existia mas que eu ainda não havia explorado.
E vários inuméros outros simbolismos que estão no sonho.
Mas eu sou bem o que o final do sonho demonstrou, alguém que finalmente está livre para voar e que encontrou um ponto de equilibrio sem julgar nada nem ninguém e aplicando esta regra primeiramente a mim mesma.
Até que eu me sai bem como analista onírica...rs

domingo, 7 de março de 2010

SIMPLESMENTE COMPLICADO

Para os que querem simplesmente descontrair, este filme é o indicado.
Apesar de não apresentar nenhuma emoção a mais, nem impactar, tem um jeitinho de sessão da tarde, garante boas risadas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

HOMENAGEM PARA UM AMIGO - EDUARDO MENDES

Eduardo, como é interessante, quando se perde alguém, a nossa memória ativa tudo que se refere a pessoa em questão. A pessoa se vai, mas a mente acende de uma tal forma que parece ser um último lampejo, para que as memórias todas venham à tona, sejam elas boas ou ruins.
Ainda bem que de você não ficou nenhuma marca ruim. Pelo contrário, o que escrevi de depoimento lá na comunidade é o que sentia mesmo em relação a você. Achava sua alma criança, de alguém que nunca amadureceu o suficiente para ter a idade que tinha, mas não sei se isto chega a ser ruim. Acredito que para você possa ter sido, muitas vezes, difícil, ter esta alma criança, mas não conseguimos escolher e dominar totalmente quem nós somos. Apenas vivemos. E vivemos dias certos, vivemos dias errados, mas não somos certos e nem somos errados. Apenas estamos! Estamos em uma constante mudança e evolução. E eu acho ainda engraçado, lembrar do dia em que estavamos na Ramirez e você fez birrinha igualzinho a uma criança, apesar dos seus cabelos brancos...do dia em que brigou comigo, mais infantilmente ainda, no msn, e eu não te levei a sério e aquela briguinha não deu em nada, obviamente porque eu não deixei que tivesse importância. Mas não temos que deixar coisas sem importância ter importância indevida... e criar raízes, por isto mesmo com nossas pequenas diferenças nunca houve de fato, nada que nos impedisse de nos abraçar quando nos viamos e isto foi um ótimo sinal. Eu sou do tipo de pessoa que não babo ninguém, nunca fui extremamente carinhosa, mas sei gostar de um jeito talvez mais real do que os que precisam de usar todo o seu sentimento externando o tempo todo o que sentem, como se não tivessem certeza do que sentem realmente e precisasse afirmar pra si mesmo o tempo todo este sentimento. Meus sentimentos são poucos, mas são reais e não preciso torná-los públicos para que sejam reais. Apenas sinto.
E de você eu guardo uma imagem por demais especial, esta é a que fica gritando na minha mente em tempo integral, talvez porque esta seja de fato a que teve mais importância e que eu tenha registrado de uma maneira tão intensa que eu não me dei conta. É a imagem de um abraço, daquela época dificil, que você foi simplesmente presente. E você foi um presente realmente. Por estar presente simplesmente. O seu abraço amigo foi como um bálsamo na hora certa. E isto é tão intenso como um punhal que te apunhala, mas de um jeito inverso, positivo. Esta imagem que surgiu do baú de minhas lembranças dos nossos momentos em comum, é a que eu quero levar de ti eternamente. E desejo que você receba, de onde estiver, um abraço cheio de energia, em retribuição a um momento tão positivo, que valeu por cada um dos outros pequenos momentos bobos, das minúsculas desavenças que a vida nos deu. Que você seja recebido com um abraço caloroso que te envolva em muita luz!
27/02/2010