BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

domingo, 5 de setembro de 2010

CONHECENDO SEU CORPO - MENOPAUSA


O que é Menopausa?

É comum dar-se o nome de Menopausa ao período no qual ocorrem as modificações no organismo feminino ao final do seu ciclo fértil. Na realidade a palavra Menopausa, de origem grega que significa pausa da menstruação, refere-se apenas ao momento da última menstruação, quando os ovários não têm mais óvulos para liberar e acaba a produção do estrogênio estradiol, que é o hormônio mais atuante na fase reprodutiva da vida feminina. Momento esse que só é possível determinar um ano depois do último sangramento.

A data que irá ocorrer a menopausa é determinada pelos genes que cada mulher traz de herança, mas assim como a menarca (primeira menstruação) é geneticamente determinada e algumas meninas chegam a ela com 10 anos e outras, aos 16 anos, a idade dos primeiros sinais de aproximação da última menstruação varia entre os 45 e 47 anos.

O que é Climatério?

É a denominação correta para o período de flutuações nos níveis hormonais da mulher. Consiste num fenômeno natural que representa a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva da mulher. Período fisiológico caracterizado por alterações endócrinas, somáticas e psíquicas relacionadas com o término da função ovariana.

Tomando-se a menopausa como ponto de referência, é possível dividir-se o climatério nos períodos de: pré-menopausa, perimenopausa e pós-menopausa.



Quais são os sintomas do Climatério?

Sintomas vasomotores:
  • Fogachos diurnos e noturnos
  • Sudorese diurna e noturna
  • Palpitações
Sintomas psicológicos:
  • Depressão
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Choro imotivado
  • Redução da libido
  • Dificuldade de concentração
  • Redução da memória
  • Astenia

Estes sintomas variam de uma pessoa para a outra. Quando os hormônios diminuem, são observadas alterações na pele e curvas da mulher. Isto acontece porque a falta de colágeno leva à perda de elasticidade da pele e dos vasos sangüíneos, com redução da massa muscular e aumento de gordura corporal localizada.

A queda do estrógeno também leva a um aumento das taxas de colesterol e triglicérides que, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ocorre, ainda, um prejuízo na captação e absorção de cálcio pelos ossos levando à osteoporose.

Sintomas vasomotores - Marcados por episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, com duração de meio a cinco minutos, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens e fadiga muscular.

Durante a crise a temperatura da face chega a subir 5 graus centígrados em relação ao resto do corpo. é o sintoma mais característico e frequente do climatério, cerca de 75 % das mulheres queixam-se das limitações impostas por ele. Em cerca de 80% dos casos os sintomas persistem por mais de um ano; e, em 25%, por mais de cinco anos.

Sintomas psíquicos - A redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere na liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central. Como consequência, muitas mulheres queixam-se de irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia e alterações do humor.

O que é Pré-Menopausa?

Pré-Menopausa é o período que se inicia aproximadamente ao redor dos 35 anos de idade no qual a função reprodutora da mulher vai lentamente diminuindo. Ocorre a redução dos níveis dos hormônios sexuais (progesterona e estrógeno), trazendo consigo uma série de alterações físicas e psicológicas além do aparecimento de perturbações menstruais, onde a alteração mais comum é o aumento da duração dos ciclos.

O que é Perimenopausa?

Essa etapa da menopausa é caracterizada pelas mesmas modificações observadas na fase anterior, porém em grau mais intenso. Compreende o período que se inicia com os primeiros sintomas indicativos da aproximação da menopausa e vai até 12 meses depois da última menstruação, uma vez que existe esta necessidade de um período de latência de um ano para que a última menstruação seja considerada como a menopausa.

Um dos principais indícios do início da perimenopausa é a alteração dos ciclos menstruais, estes podem se apresentar mais curtos ou mais longos. Não são raros os ciclos de 40 a 60 dias, associados com sangramento abundante, que recebem o nome de hemorragias disfuncionais. Essas irregularidades podem preceder meses ou anos à instalação da menopausa, mas não são obrigatórias: há mulheres que mantêm regularidade menstrual até o último ciclo. Sob o ponto de vista endócrino, a alteração mais evidente é a elevação gradual dos níveis de hormônio folículo estimulante (FSH) no sangue.

Nesta fase da menopausa, a presença da deficiência estrogênica, pode em alguns casos, acarretar os sintomas típicos do período, a exemplo das ondas de calor, dos transtornos de humor e dos distúrbios do sono. A caracterização de que uma mulher encontra-se no período da perimenopausa é eminentemente clínica e depende basicamente da tomada de uma história apropriada, na medida em que os marcadores hormonais desta etapa são muito flutuantes neste período, tornando-os não muito confiáveis.

O que é Pós-Menopausa?

Após a ocorrência da última menstruação espontânea, segue-se o período da pós-menopausa, que em geral, se caracteriza pelo agravamento dos sintomas decorrentes do hipoestrogenismo (redução do nível de estrogênio). Nesta etapa da menopausa os níveis de hormônio folículo estimulante (FSH) estão muito elevados e os níveis plasmáticos estrogênicos estão persistentemente baixos. Os sintomas do climatério apresentam prevalência extremamente variável, sofrendo interferência de fatores como dieta, do nível sócio-econômico, dos aspectos culturais, do clima, e do impacto emocional causado pelas mudanças impostas nesse período.

Fontes: Sociedade Brasileira de Climatério; Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e Livro A Bíblia da Menopausa.

Outra fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Menopausa

**********************************************************
Pois é, passei dos 40 faz tempo e aos poucos novos sintomas vão surgindo e a cada uma diferença notada eu fiquei me perguntando porquê. Nosso corpo sofre alterações contínuas, e a menopausa é uma delas. Eu sentia sintomas que não sabia exatamente ao que se referiam, mas apesar de eu ainda estar mesntruada regularmente, são sintomas de uma pré menopausa. Tive duas hemorragias, em dois anos consecutivos no mesmo período, exatinho nos meses de março, nos anos de 2007 e 2008, sendo que a última foi bem grave e intensa, porém se resolveu com medicação e não voltou a me incomodar mais. Despois passei a observar sintomas que podiam ser esporádicos ou repetitivos: calor na face, como se só o rosto tivesse pegando fogo, similar a uma febre, mas você sente o calor concentrado na face; palpitações, eu não cheguei a me incomodar tanto como sentir, pois não sou facilmente impressionável, só arquivei esta sensação e quando ela passou a ser mais constante fui procurar saber o porquê, é só mais um dos sintomas, assim como o aumento dos problemas cardíacos.
Ou seja, você que está nesta fase etária, pode ir se preparando que mais cedo ou mais tarde estes sintomas vão chegar....acho que eu já tive todos eles independente da mesntruação se encontrar regular, mas temos que aprender a entender os sinais do nosso corpo e saber conviver com eles. Não atribuo a esta fase um peso ruim, só uma modificação que pode sim incomodar, mas faz parte como qualquer outra fase de nossa vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário