BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

EU TENHO ENXAQUECA!!!

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muito pouca dor. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. A dor pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.


A localização da dor pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna. Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados. A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor. Pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes. Entre outros sintomas estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarréia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.

A frequência da dor é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia em salvas.
A cefaléia em salvas é uma variante rara da enxaqueca, que acomete muito mais os homens.
A dor pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualque atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias.
O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.
Boa parte das crises terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças).
Ao fim de uma crise, o paciente sente-se como que de ressaca, apresentando, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.
**************************************************
Pois é...
Hoje eu me levantei sentindo um mal estar não identificado e com uma dorzinha na nuca...
Pensei que fosse pressão alta. Uma indisposição... meus planos de ir na rua e comprar meus acabamentos e outras coisinhas imediatamente desmoronaram.
Eu tenho uma enxaqueca herdada do meu pai, que sofria horrores e se trancava no quarto escuro sem querer escutar um pio de ninguém..., infelizmente não dá para herdar só as coisas boas e se eu fui muitíssimo favorecida entre outros aspectos, no físico eu herdei a enxaqueca do pai e a pressão alta da mãe, ninguém merece né?
Mas já aprendi a conviver com a enxaqueca.
Desde adolescente eu tenho crises de enxaqueca, que já foram as mais variadas possíveis.
Tentei fazer um tratamento, fui diagnosticada de um tipo de enxaqueca que já nem me lembro mais o nome... mas por piada que seja, na época eu estava fazendo também um tratamento hormonal e como tomei os dois medicamentos juntos, a dor de cabeça piorou e se intensificou, daí que eu larguei o medicamento dado pelo neurologista e continuei só com a medicação da ginecologista, para a parte hormonal.
Eu e a enxaqueca somos velhas amigas.
Com o tempo os intervalos das crises diminuiram.
A intensidade também.
Antigamente eu ficava um ou dois dias de cama parecendo que tinha tomado um porre, e eu nunca bebi, era horrível...
Mas no tempo do meu pai... não existia o "Ormigrein".
Este é o remedinho milagroso que faz minhas crises melhorarem... raramente ele deixa de fazer efeito, é o que me salva, pois quando sinto que ela já se instalou... ele é a única salvação...
Hoje foi assim, depois de acordar com mal estar e ficar sem muito raciocinio pela dor de cabeça se instalando mas sem saber direito se era ela ou não....eu me deitei um pouco depois do almoço prá ficar quietinha, e quando despertei minha cabeça já estava explodindo.... a danadinha da enxaqueca se aproveitou da minha distração e tomou conta do espaço. Fui direto tomar o Ormigrein.. e pude constatar que havia ficado menstruada!!
Ná próxima encarnação quero vir homem!!
Se bem que meu pai sofria de uma dor de cabeça que pelo histórico eu posso dizer que era pior que a minha.
Ainda bem que meus filhos não herdaram isto, até agora nenhum dos dois apareceram com sintomas.
Mas foi só tomar o remedinho e 45 minutos depois a dor melhorou, é quase o tempo exato, eu até já sei....
Me levantei ainda pouco com a cabeça ainda dolorida e uma sensação de cansaço muito grande, mas vou tomar um banho e criar coragem para ir na rua adiantar minhas comprinhas...

Um comentário:

  1. Amigo,
    li suas observações sobre essa coisa demoníaca , que é a Enxaqueca. A pior forma em que ela se apresenta é a com Aura. Perde-se a visão por 25 a 30 minutos. Algo desesperador.
    Venho usando agora um vasodilatador para tentar evitar essas crises. Há melhoras. O vasodilatador é um remédio para coração: Dilacorom ( Verapamil).

    ResponderExcluir