BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ENXAQUECA X MENSTRUAÇÃO

"Aqueles dias" se aproximam e, com eles, uma tremenda dor de cabeça, acompanhada de aversão à luz ou ao barulho, náuseas e/ou vômitos. Entre os tipos de cefaléias (dores de cabeça) está a enxaqueca, que em 60% a 70% dos casos são relacionadas ao ciclo menstrual, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaléia.

De acordo com a neurologista Eliana Melhado, a enxaqueca é uma das formas mais comuns de cefaléia, sendo uma doença hereditária do sistema nervoso central. "Vítimas de enxaqueca apresentam o cérebro hiperexcitável", diz.

A enxaqueca no período menstrual pode acontecer devido à queda brusca do hormônio estrogênio na época da menstruação. "Num ciclo menstrual normal, antes de menstruar, a mulher apresenta níveis mais altos de estrogênio e progesterona após a ovulação. Quando vai acontecer o sangramento, ocorre uma queda dos níveis hormonais. Essa queda do estrogênio no sangue e, conseqüentemente, no cérebro de mulheres geneticamente predispostas, pode desencadear a enxaqueca no período menstrual", explica Eliana.

De acordo com Eliana, a enxaqueca neste período pode ser dividida em dois tipos:
  • Enxaqueca relacionada à menstruação: A dor de cabeça ocorre no período menstrual, no pré e no pós, em 50% das mulheres (bem comum);
  • Enxaqueca menstrual pura ou verdadeira: A dor de cabeça ocorre, exclusivamente, no período menstrual e com 3,5% a 12% das mulheres.

Um comentário: