BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FESTA DO DIVINO EM ALCÂNTARA - MARANHÃO


A elegância e riqueza vivenciadas por Alcântara durante seu apogeu econômico são relembradas a cada ano durante a Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações culturais mais famosas do estado. É provável que tenha chegado ao Maranhão com açorianos que aportaram na região entre 1615 e 1625. Apesar de sua origem européia, é forte a participação de negros na festa alcantarense, marcada pelo toque das caxeiras e pela distribuição do doce-de-espécie.

A festa tem seu ápice durante o domingo de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), mas os rituais começam na quarta-feira da semana anterior, quando o Mastro do Divino, um tronco de 10 metros, é levado pelos devotos do porto até a praça Gomes de Castro. Acompanhados de músicos e sob foguetório, eles fixam no alto do tronco a bandeira do Divino.

Na Quinta da Ascensão, caixeiras fazem alvorada às 4 da manhã em frente ao mastro e pela manhã seguem com o mestre-sala, bandeireiras e a orquestra até a casa do Imperador. Todos assistem a uma missa, onde o Imperador é coroado e uma pomba branca, símbolo da festa, é solta. O cortejo segue então de volta até a casa do Imperador, onde são servidos doces. À tarde, os mordomos são "presos" e oferecem prendas ao Divino, junto ao mastro, para serem libertados.

No sábado do meio, o mordomo régio, após pedir autorização ao Imperador, saúda os demais mordomos e depois recebe o povo em sua casa. Este ritual se repete no domingo, após a missa. Na semana seguinte os demais mordomos também visitam o Imperador e promovem festas.

Na sexta-feira seguinte, um boi percorre as ruas enfeitado de flores e é sacrificado na manhã seguinte.

No sábado, o imperador e mordomos distribuem esmolas aos pobres.

No último domingo, acontece uma missa solene pela manhã e um grande almoço na casa do Imperador. Depois todos seguem em procissão até a igreja, onde acontece o sorteio do Imperador no ano seguinte.
**********************************************************
A Festa do Divino é uma manifestação religiosa que surgiu em terras portuguesas no início do século XIV, por iniciativa da rainha Santa Isabel. Seu nome refere-se ao Divino Espírito Santo porque é a data de sua comemoração. Dia de Pentecostes, celebrado cinquenta dias após a Páscoa, é a mesma em que os católicos relembram a descida do Espírito Santo sobre os doze appóstolos discípulos de Jesus, e a proclamação solene do Evangelho, feita por São Pedro, quando então a Igreja ficou publicamente constituída.
A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada copm banquetes coletivos desgnados de Bodo aos Pobres, com distribição de comida e esmolas. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas do calendário agrícola do hemisfério norrte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos. A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a niova Inglaterra, nos Estados Unidos da América e diversas partes do Brasil.
A literatura histórica diz que a Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, trazida pelos jesuítas e portugueses que se haviam localizado principalmente nas áreas em que ocorria a extração de ouro, mas alguns pesquisadores se baseiam em indícios para defender a tese de que seua chegada ao Brasil ocorreu pouco mais de cem anos antes disto, por intermédio de açorianos que entre 1615 e 1625 a trouxeram ao Maranhão. Depois, e ao longo do tempo, ela acabou se transformando em uma das manifestações folclóricas mais ricas do estado, sendo as mais famosas as que acotecem no eixo São Luis - Alcântara.
A Cidade Histórica de Alcântara abriga a maior Festa do Divino do Estado, com cortejos, visitas e rituais ricos em arte, indumentária, canto, dança e culinária, que fazem neste período, a cidade vivenciar seus áureos tempos do Brasil Colonial, onde era um dos maiores centros econômicos do Maranhão.

Fontes:
http://www.cidadeshistoricas.art.br/alcantara/al_div_p.php
e panfleto que eu trouxe de Alcântara sobre a Festa do Divino

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AQUÁRIO DE SÃO PAULO..



















MUSICAL ZORRO







Meninas de Sampa que gostem de música cigana, se ainda não viram, corram ....
O musical Zorro está em cartaz no Shopping Eldorado, é maravilhoso...
Foram três horas de um epetáculo incrível com muita música e dança, incrível, amei!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

OBAAAAAAAA SÉTIMA TEMPORADA DO HOUSE!!


Depois da ausência do meu lar doce lar por um tempinho, voltei!
E logo, logo fui tratar de ver se já estava disponível online as aventuras do meu maluco beleza predileto: Dr. House!!
E para minha alegria lá está ele novamente com suas observações hilárias e sua presença em uma versão apaixonada...para os fãs do Dr, aqui está a dica de onde assistir:
http://www.supertelafilmes.com/2010/09/dr-house-setima-temporada-legendado.html

CEARÁ - PASSEIO DE MORRO BRANCO E PRAIA DAS FONTES

Beberibe

Beberibe


Beberibe
Mapa na entrada das Falésias


Chegando nas Falésias


Farol





Eu, Aldo (irmão) e Regina (cunhada).





Visual maravilhoso.

Entrada do labirinto de Falésias.

Eu e Marcelo, o guia que queria ser adotado, doido para vir pro Rio de Janeiro.

Euzinha nas Falésias.


Praia das Fontes.

Falésias.
Gruta da Mãe D'água.

Gruta da Mãe D'água.

Gruta da Mãe D'água. Impossível tirar fotos melhores da gruta, era pequena e estava lotada de turistas.
Gruta da Mãe D'água.

Gruta da Mãe D'água.


Gruta.

Praia das Fontes, foto tirada do buggy.

Energia Eólica
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) , e foi o que não faltou no Ceará no mês de outubro, foi ótimo, pois ajudou a camuflar o calor.



Muro da casa do cantor Fagner.



O buggy "falhou" e os meninos tiveram que dar uma forcinha.


Passeio de buggy.



Estas quatro últimas fotos são da lagoa de Uruaú.

Pôr do sol no final da tarde, voltando do passeio.

Este foi o primeiro passeio feito no Ceará, o passeio das três praias: Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. O ônibus do tour nos pegou no hotel, levou até uma altura em Beberibe, que fica a 85 km de distância, de lá seguimos a pé percorrendo as Falésias, saindo das Falésias, os buggys aguardavam para seguir passeio pela praia, com paradas na Gruta da Mãe D'água, depois em uma fonte bem pequena onde se tomava banho, seguindo para a Lagoa do Uruaú (paraíso!!), finalizando em um ponto de apoio para almoço e descanso, em Canoa Quebrada. Ainda faltam postar as fotos de Canoa Quebrada. O passeio saiu no valor de RS 50,00, fizemos pela ENSEADA, mas existem várias agências com várias opções de passeios, para todos os bolsos, fizemos este passeio para economizar tempo, fica muito corrido, mesmo assim valeu à pena, muitos lugares lindos!