Poucos nomes nos anais da história podem ser comparados em importância com o nome do santo Igual aos Apóstolos Vladimir, o Batizador da Rus', que está para sempre vinculado ao florescimento do destino espiritual da Rússia e dos ortodoxos neste país.
Vladimir foi o neto da santa Igual aos Apóstolos Olga, e ele era filho de Svyatoslav (+ 972).
Sua mãe, Malusha (+ 1001) - foi a filha do Malk Liubechanin, a quem os historiadores identificam como sendo o príncipe de Drevlyani.
A Princesa Olga deu ordens para executar príncipe (pois devido a morte de Igor, este buscou se casar com ela para fins de obtenção do poder,e não conseguindo, instituiu uma rebelião contra o poder central em seu principado) , e ela tomou para si a guarda de seus filhos, Dobrynya e Malusha.
Dobrynya cresceu para ser um valente e corajoso guerreiro , dotado de um espírito próprio para os assuntos, vindo a ser mais tarde uma excelente ajuda para o seu sobrinho Vladimir em assuntos militares ena administração estatal.
Malusha se tornou uma cristã (juntamente com a Princesa Olga em Constantinopla)mas ela conservava em si um pouco da misteriosaescuridão pagã das florestas de Drevlayani.
E assim que ela se apaixonou pelo austero guerreiro Svyatoslav, econtra a vontade de sua mãe adotiva, se casou com o guerreiro.
Olga enviou Malusha e o filho deste relacionamento para uma terradistante, posto que o filho de Malusha, em que pese ser fruto de umcasamento indesejado, viria a ser o herdeiro do Grande principado deKiev.
Em 960, nasceu o menino,chamado com o nome pagão russo – Volodimir (Vladimir).
Vladimir foi inicialmente um príncipe pagão, como seu pai era.
Em 11de Julho de 978, entra com suas tropas em Kiev, tendo-se tornado o único governante" do reino, submetendo as regiões por vezes de forma pacífica, outras vezes pela espada.
Seu comportamento era como de todo pagão, devotado a grande sensualidade e excessos, comemorando os feitos de suas batalhas comfestas grandiosas nestes aspectos.
Mas o Senhor tinha para ele outros planos, e quando o pecado é grande, há – nas palavras do Apóstolo – graça abundante.
Certa vez, indo fazer uma visitação a um ídolo, a Misericórdia do Deus Todo Poderoso se voltou para ele, fazendo brilhar diante do seupensamento e em seu coração, a compreensão da ilusão contida nos ídolos, e a necessidade de buscar a Um Deus, Criador de todas ascoisas, visíveis e invisíveis.
É certo que eventos de ordem humana e política concorreram pararealização da aproximação do reino russo com o Império Bizantino, convulsionado por muitas crises e tentativas de invasão.
Através destas oportunidades de auxilio militar, surgiu a oportunidadede selar a união entre o Reino Russo e o Império Bizantino, com ocasamento de Vladimir, Grande Príncipe de Kiev com a irmão do Imperador, Ana.
Um acordo foi celebrado, segundo o qual, alem do apoio militar a serenviado, o príncipe deveria aceitar o Santo Batismo, e apenas nestas condições, receber a mão da Princesa Imperial Anna.
Assim, conciliados os acontecimentos humanos e a vontade de Deus, foi conduzida a entrada da Rus pela graça no seio da Igreja Universal.
O casamento, ordenado pelo Santo Patriarca de Constantinopla Nicolau Chrysobergos, que trouxe junto com o seu séqüito, muitas relíquias desantos, incluindo a especial relíquia de Santo André, o Primeiro Chamado, fazendo conciliar a lembrança da unicidade do Evangelho doCristo com a Boa Nova do Batismo da Rus.
Liderando o grande cortejo dos príncipes para o singular momento doBatismo do soberano, o incessante entoar de moliebens, com sacerdotesa cantar e a erguer suas cruzes, ícones e relíquias, sendomaterialmente confirmado o movimento ecumênico realizado pela Santa Igreja, na tão grandiosa terra russa, agora renovada na fonte do Batismo, a Santa Rússia surgia, caminhando para um encontro com Cristo e a Sua Igreja.
Na manhã do Batismo,o súditos de Kiev vinham as multidões asnas águas do rio Dneipr.
Na noite anterior, São Vladimir declarou para ser ouvido por toda a cidade: “Ao amanhecer, sejam eles ricos ou pobres, mendigos ouescravos, quem não for para as águas do batismo, será um inimigo meu.”
O sagrado desejo do santo santa príncipe foi cumprido sem um sopro:"todas as nossas terras todas ao mesmo tempo se fizeram glorificar em Cristo com o Pai e o Espírito Santo".
É difícil mensurar a profunda transformação espiritual, efetuada no âmbito do povo russo, através das preces de São Vladimir.
Nas águas puras, todos foram como a um “banho regenerador”, e foi realizada a misteriosa transfiguração do elemento espiritual de todauma nação, chamada por Deus para prestar atos de serviço cristão paratoda a humanidade.
E então a escuridão dos ídolos começou a desaparecer entre nos, e oamanhecer da Ortodoxia apareceu, e o sol do Evangelho começou ailuminar a nossa terra.
Em memória a este acontecimento sagrado, a igreja russa haviainstituído o costume de realizar uma procissão anual a cada dia primeiro de Agosto, indo da Igreja até as águas, depois conciliada coma festa da Venerável Santa Cruz Vivificante do Senhor, em comemoração comum a igreja grega, fazendo assim criar uma expressão teológica na Rússia de rara precisão : A consciência de que o batismo e a Cruz são inseparáveis para a identidade russa.
Por toda a Rússia, a partir das antigas cidades, São Vladimir deu ordens para destruir os antigos santuários pagãos e seus ídolos,criando no lugar destas antigos sítios pagãos, uma infinidade deigrejas e locais de culto cristão.
E assim, ao longo de todas as cidades e aldeias, havia criadoigrejas e mosteiros, e do clero fez aumentar a Fé Ortodoxa fez brotarem flor e brilham como o sol.
Para fazer avançar a fé entre as pessoas recém iluminadas, foi necessário fazer escolas para a preparação dessas pessoas.
Foi a partir daí, que São Vladimir, junto com o santo metropolita Miguel, instou os pais a levar seus filhos para os educandários, paraque estes aprendessem a ler e a escrever.
A era de São Vladimir foi um período crucial para o estadoinicial de formação da Rússia Ortodoxa.
O Batismo da Rus' por Bizâncio foi o passo mais importante no seuestado de auto-definição.
O batizador da Rus, caiu gravemente doente (em meio a preparativos debatalha, para a manutenção de sua continua luta – a unidade da Rus) e deu seu espírito ao Senhor na aldeia de Spas-Berestov, em 15 de Julho de 1015.
Ele tinha recebido o reino russo aos trinta e sete anos (978-1015), e vinte e oito destes anos tinham sido sob a égide do santo Batismo.
As santas relíquias de São Vladimir foram levadas pelo clero e o Metropolita João até a Igreja em Kiev, sendo colocadas em uma criptade mármore, ao lado de sua esposa, a imperatriz Anna.
O nome do santo Igual aos Apóstolos e os atos conectados a sua vida(como o Santo Batismo, que o povo reconhece como o “DomingoEsplendoroso”), está interligado a toda a historia da igreja russa,com Vladimir caminhou a igreja até os anos do Tsar Feodor em 1589,quando a Igreja Ortodoxa Russa foi elevada a condição de Patriarcado,o quinto do Diptico da Santa Igreja Universal.
A festa do Santo Igual aos Apóstolos Vladimir foi instituída nos tempos de São Alexander Nevsky, em memória da intercessão de SãoVladimir em 15 de Maio de 1240, e sua ajuda na vitória de São Alexander Nevsky sobre os expedicionários suecos.
Mas a reverencia ao santo príncipe teve iniciou ainda mais cedo.
O Metropolita de Kiev, São Ilario (+ 1053), falou sobre o dia em memória a São Vladimir diante da cripta do Santo, o designando como um“soberano apostólico”, comparado a São Constantino, já naquele momento, conectando a missão de São Vladimir nas terras da Rússia, o seu apostolado de evangelização, com o sagrado trabalho realizadopelos Santos Apóstolos.
FONTE:
http://cetroreal.blogspot.com/2009/08/poucos-nomes-nos-anais-da-historia.html
Vladimir foi o neto da santa Igual aos Apóstolos Olga, e ele era filho de Svyatoslav (+ 972).
Sua mãe, Malusha (+ 1001) - foi a filha do Malk Liubechanin, a quem os historiadores identificam como sendo o príncipe de Drevlyani.
A Princesa Olga deu ordens para executar príncipe (pois devido a morte de Igor, este buscou se casar com ela para fins de obtenção do poder,e não conseguindo, instituiu uma rebelião contra o poder central em seu principado) , e ela tomou para si a guarda de seus filhos, Dobrynya e Malusha.
Dobrynya cresceu para ser um valente e corajoso guerreiro , dotado de um espírito próprio para os assuntos, vindo a ser mais tarde uma excelente ajuda para o seu sobrinho Vladimir em assuntos militares ena administração estatal.
Malusha se tornou uma cristã (juntamente com a Princesa Olga em Constantinopla)mas ela conservava em si um pouco da misteriosaescuridão pagã das florestas de Drevlayani.
E assim que ela se apaixonou pelo austero guerreiro Svyatoslav, econtra a vontade de sua mãe adotiva, se casou com o guerreiro.
Olga enviou Malusha e o filho deste relacionamento para uma terradistante, posto que o filho de Malusha, em que pese ser fruto de umcasamento indesejado, viria a ser o herdeiro do Grande principado deKiev.
Em 960, nasceu o menino,chamado com o nome pagão russo – Volodimir (Vladimir).
Vladimir foi inicialmente um príncipe pagão, como seu pai era.
Em 11de Julho de 978, entra com suas tropas em Kiev, tendo-se tornado o único governante" do reino, submetendo as regiões por vezes de forma pacífica, outras vezes pela espada.
Seu comportamento era como de todo pagão, devotado a grande sensualidade e excessos, comemorando os feitos de suas batalhas comfestas grandiosas nestes aspectos.
Mas o Senhor tinha para ele outros planos, e quando o pecado é grande, há – nas palavras do Apóstolo – graça abundante.
Certa vez, indo fazer uma visitação a um ídolo, a Misericórdia do Deus Todo Poderoso se voltou para ele, fazendo brilhar diante do seupensamento e em seu coração, a compreensão da ilusão contida nos ídolos, e a necessidade de buscar a Um Deus, Criador de todas ascoisas, visíveis e invisíveis.
É certo que eventos de ordem humana e política concorreram pararealização da aproximação do reino russo com o Império Bizantino, convulsionado por muitas crises e tentativas de invasão.
Através destas oportunidades de auxilio militar, surgiu a oportunidadede selar a união entre o Reino Russo e o Império Bizantino, com ocasamento de Vladimir, Grande Príncipe de Kiev com a irmão do Imperador, Ana.
Um acordo foi celebrado, segundo o qual, alem do apoio militar a serenviado, o príncipe deveria aceitar o Santo Batismo, e apenas nestas condições, receber a mão da Princesa Imperial Anna.
Assim, conciliados os acontecimentos humanos e a vontade de Deus, foi conduzida a entrada da Rus pela graça no seio da Igreja Universal.
O casamento, ordenado pelo Santo Patriarca de Constantinopla Nicolau Chrysobergos, que trouxe junto com o seu séqüito, muitas relíquias desantos, incluindo a especial relíquia de Santo André, o Primeiro Chamado, fazendo conciliar a lembrança da unicidade do Evangelho doCristo com a Boa Nova do Batismo da Rus.
Liderando o grande cortejo dos príncipes para o singular momento doBatismo do soberano, o incessante entoar de moliebens, com sacerdotesa cantar e a erguer suas cruzes, ícones e relíquias, sendomaterialmente confirmado o movimento ecumênico realizado pela Santa Igreja, na tão grandiosa terra russa, agora renovada na fonte do Batismo, a Santa Rússia surgia, caminhando para um encontro com Cristo e a Sua Igreja.
Na manhã do Batismo,o súditos de Kiev vinham as multidões asnas águas do rio Dneipr.
Na noite anterior, São Vladimir declarou para ser ouvido por toda a cidade: “Ao amanhecer, sejam eles ricos ou pobres, mendigos ouescravos, quem não for para as águas do batismo, será um inimigo meu.”
O sagrado desejo do santo santa príncipe foi cumprido sem um sopro:"todas as nossas terras todas ao mesmo tempo se fizeram glorificar em Cristo com o Pai e o Espírito Santo".
É difícil mensurar a profunda transformação espiritual, efetuada no âmbito do povo russo, através das preces de São Vladimir.
Nas águas puras, todos foram como a um “banho regenerador”, e foi realizada a misteriosa transfiguração do elemento espiritual de todauma nação, chamada por Deus para prestar atos de serviço cristão paratoda a humanidade.
E então a escuridão dos ídolos começou a desaparecer entre nos, e oamanhecer da Ortodoxia apareceu, e o sol do Evangelho começou ailuminar a nossa terra.
Em memória a este acontecimento sagrado, a igreja russa haviainstituído o costume de realizar uma procissão anual a cada dia primeiro de Agosto, indo da Igreja até as águas, depois conciliada coma festa da Venerável Santa Cruz Vivificante do Senhor, em comemoração comum a igreja grega, fazendo assim criar uma expressão teológica na Rússia de rara precisão : A consciência de que o batismo e a Cruz são inseparáveis para a identidade russa.
Por toda a Rússia, a partir das antigas cidades, São Vladimir deu ordens para destruir os antigos santuários pagãos e seus ídolos,criando no lugar destas antigos sítios pagãos, uma infinidade deigrejas e locais de culto cristão.
E assim, ao longo de todas as cidades e aldeias, havia criadoigrejas e mosteiros, e do clero fez aumentar a Fé Ortodoxa fez brotarem flor e brilham como o sol.
Para fazer avançar a fé entre as pessoas recém iluminadas, foi necessário fazer escolas para a preparação dessas pessoas.
Foi a partir daí, que São Vladimir, junto com o santo metropolita Miguel, instou os pais a levar seus filhos para os educandários, paraque estes aprendessem a ler e a escrever.
A era de São Vladimir foi um período crucial para o estadoinicial de formação da Rússia Ortodoxa.
O Batismo da Rus' por Bizâncio foi o passo mais importante no seuestado de auto-definição.
O batizador da Rus, caiu gravemente doente (em meio a preparativos debatalha, para a manutenção de sua continua luta – a unidade da Rus) e deu seu espírito ao Senhor na aldeia de Spas-Berestov, em 15 de Julho de 1015.
Ele tinha recebido o reino russo aos trinta e sete anos (978-1015), e vinte e oito destes anos tinham sido sob a égide do santo Batismo.
As santas relíquias de São Vladimir foram levadas pelo clero e o Metropolita João até a Igreja em Kiev, sendo colocadas em uma criptade mármore, ao lado de sua esposa, a imperatriz Anna.
O nome do santo Igual aos Apóstolos e os atos conectados a sua vida(como o Santo Batismo, que o povo reconhece como o “DomingoEsplendoroso”), está interligado a toda a historia da igreja russa,com Vladimir caminhou a igreja até os anos do Tsar Feodor em 1589,quando a Igreja Ortodoxa Russa foi elevada a condição de Patriarcado,o quinto do Diptico da Santa Igreja Universal.
A festa do Santo Igual aos Apóstolos Vladimir foi instituída nos tempos de São Alexander Nevsky, em memória da intercessão de SãoVladimir em 15 de Maio de 1240, e sua ajuda na vitória de São Alexander Nevsky sobre os expedicionários suecos.
Mas a reverencia ao santo príncipe teve iniciou ainda mais cedo.
O Metropolita de Kiev, São Ilario (+ 1053), falou sobre o dia em memória a São Vladimir diante da cripta do Santo, o designando como um“soberano apostólico”, comparado a São Constantino, já naquele momento, conectando a missão de São Vladimir nas terras da Rússia, o seu apostolado de evangelização, com o sagrado trabalho realizadopelos Santos Apóstolos.
FONTE:
http://cetroreal.blogspot.com/2009/08/poucos-nomes-nos-anais-da-historia.html
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