BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

ENXAQUECA x MENSTRUAÇÃO

A menstruação é um evento que pode trazer dor de cabeça para muitas mulheres.

Em todo mundo, um grande número de mulheres em idade reprodutiva (até 90% segundo alguns autores), são acometidas mensalmente por um grupo de manifestações que se iniciam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. Na falta de melhor denominação, tais sintomas são até hoje, por muitos, referidos como "síndrome pré-menstrual".

A dor de cabeça, enquanto manifestação pré menstrual, pode ocorrer em até vinte por cento de todas as mulheres, enquanto para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60 por cento relatam desencadeamento ou piora das crises durante esse período.

Portanto, existe forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em boa parte das mulheres.

Muitas começam a ter suas primeiras crises na adolescência, ao redor da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas, o inicio de período mensal de desconforto - e para algumas, de verdadeiro suplício - devido a problemas que podem acompanhá-la, entre os quais, a dor de cabeça.

As vezes, essa aparece já na primeira menstruação.

Outras vezes, ela vem um pouco mais tarde.

Quando surge, pode acompanhar-se de outros sintomas, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensasão de inchaço, côlicas abdominais.

Outras apresentam quadro alternante, isto é: num mês apresentam côlicas e no outro, dor de cabeça.

Mulheres em que a dor de cabeça vem fraca, de modo que elas acabam se conformando com este pequeno mal.

Porém, outras apresentam dores muito fortes nesse período, que chegam a impedi-las de realizar qualquer atividade, obrigando-as a permanecer de cama, imôveis.

A dor de cabeça pode ter início alguns dias antes da menstruação e persistir até a chegada desta, quando então, simplesmente, desaparece.

Ou então, pode perdurar ao longo dos dias da menstruação, indo embora ao final da mesma.

Ou ainda, pode continuar por alguns dias apôs o fim da menstruação.

A dor de cabeça pode ameaçar exatamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia, ou persistir por mais tempo, até o final da menstruação ou um pouco depois.

Estudos recentes realizados aqui mesmo no Brasil mostram que cerca de 70-80% das mulheres queixa-se de dor de cabeça no período próximo à menstruação e a enxaqueca é responsável por boa parte dessas dores de cabeça. É bom lembrar que quase 20% da população feminina tem enxaqueca.

As flutuações dos hormônios sexuais da mulher não só explicam o porquê da mulher ter cerca de três vezes mais enxaqueca do que o homem, mas também explica a íntima associação entre a enxaqueca e o período da menstruação. Até 70% das mulheres com enxaqueca percebem essa associação, seja pelo fato de só ter crises de enxaqueca no período da menstruação, seja porque nesse período as crises costumam ser mais fortes.

Existem várias estratégias de tratamento para a enxaqueca associada à menstruação, e um estudo publicado pela revista britânica Cephalalgia, confirmou que o tratamento hormonal (estrogênio) pode ser uma ferramenta valiosa nessas situações. O que a pesquisa nos trouxe de novidade é que o uso de terapias hormonais tem a chance de reduzir a freqüência de crises de enxaqueca não só no período perimenstrual, mas também ao longo de todo o mês. O tratamento hormonal também permitiu uma extraordinária redução na quantidade de medicações que as mulheres usavam para dor de cabeça.

A terapia com hormônios à base de estrogênio na enxaqueca tem outras peculiaridades que devem ser consideradas também. Algumas mulheres até têm suas crises intensificadas por conta do uso de estrogênio. No caso da enxaqueca com aura, o uso de estrogênio deve ser discutido ainda com mais cautela, pois pode aumentar os riscos de isquemia cerebral.


A enxaqueca é coisa séria. Para se ter uma idéia, ela ocupa o oitavo lugar entre os problemas de saúde de maior impacto no dia-a-dia de uma mulher. Não faz sentido viver reclamando de enxaqueca sendo que o problema tem diversas formas de solução.

Um comentário:

  1. Oi Nair, graças a Deus a minha dor de cabeça só vem no primeiro dia da menstruação e as vezes no último, mas como eu já sei o motivo dela eu não tomo nenhum remédio, pq sei q no dia seguinte ela vai embora, em compensação tenho todos os outros incômodos da maldita TPM, aliás meu marido sempre fala que eu tenho tpm 20 dias por mÊs, kkkk.
    bjs e já estou seguindo seus dois blogs.
    bjs...

    ResponderExcluir