BEM VINDO!

Neste blog você encontra um pouquinho de mim...
Agulhas a parte, este é o lado da Nair não crocheteira...simplesmente gente.
Meu outro blog:
www.ciganadocroche.blogspot.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ENXOVAL - LENÇÓIS - QUANTIDADE DE FIOS DE UM TECIDO

A gente vive falando da maciez e do conforto proporcionados pelos lençóis de 200, 250, 350 e até 1000 fios, não é? Quando temos a oportunidade de tocar esses tecidos, tudo fica mais claro e conseguimos perceber as diferenças entre eles, mas você sabe por que existe essa divisão por quantidade de fios?
  • Como é possível medirmos a quantidade de fios de um tecido?

A quantidade de fios num tecido é determinada pela soma dos fios no sentido vertical (urdume) e horizontal (trama), num espaço de uma polegada quadrada, o que equivale a 2,54 cm x 2,54 cm.

  • Como a quantidade de fios num tecido pode influenciar no toque e conforto?

Quanto maior a quantidade de fios num tecido, mais delicado e suave ao toque ele será, pois os fios serão igualmente mais finos e delicados. Um tecido acima de 200 fios, diz-se ser de qualidade superior.

  • Quais as diferenças entre percal, cetim de algodão e jacquard?

Percal é o tecido com ligamento (entrelaçamento de trama e urdume) tipo tela. Neste tipo de tecido, os fios no sentido vertical e horizontal entrelaçam-se um a um. Além disso, para ser classificado como percal, o tecido deve ter no mínimo 180 fios por polegada quadrada. Abaixo disso, não é considerado tecnicamente percal. O percal tem aspecto mais fosco.

No tecido de ligamento cetim (daí o nome), os fios no sentido horizontal “flutuam” sobre alguns fios no sentido vertical, dando leveza, suavidade e um brilho sutil ao tecido.

Jacquard é a técnica de tecelagem em que o tecido entrelaça os fios formando desenhos no próprio tear.

  • Conforme a quantidade de fios é necessário tomarmos determinados cuidados na manutenção das peças?

Não. Os cuidados são os mesmos para os diversos tipos de ligamento e consideram basicamente a composição do fio, o que no caso aqui é o de algodão. Recomenda-se não usar alvejantes e não deixar de molho por tempo muito longo. Usar a quantidade de sabão em pó e de amaciante recomendada pelo fabricante.

  • A origem do algodão é importante dentro do processo de confecção

Sim. Ao chegar à fiação, o algodão é classificado por sua qualidade. O melhor algodão é aquele de fibra longa, pois favorece a construção de fios com menor torção.

  • Existe alguma região do mundo onde a matéria-prima tem melhor qualidade?

Considera-se o algodão egípcio como o de qualidade superior e apreciado em todo o mundo. O Egito tem as condições de umidade de ar, temperatura e PH de solo ideais para o cultivo do algodão. Em algumas regiões, a colheita ainda é manual. O algodão cultivado por lá tem fibra mais longa do que os de outras regiões do mundo.

  • Qual é o limite de fios no tecido? 1000 fios? Mais?

Hoje, fala-se em até 1250 fios. O tecido em 1000 fios tem construção inigualável e superior, resistindo a vários anos de uso. No entanto, o que cabe mesmo na escolha de um tecido é o toque que mais agrada o consumidor, aliado à estampa e cores que falam ao seu lifestyle.

FONTE:
http://www.altenburg.com.br/blog/index.php/tag/1000-fios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário